A Prefeitura de Blumenau divulgou o balanço da força-tarefa que está averiguando o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Desde terça-feira (21), quando começou a valer o decreto que determinou o fechamento dos serviços não essenciais, as equipes de fiscalização registraram 301 abordagens.

Ao todo, a operação fechou 23 estabelecimentos por desrespeito às novas normas editadas para frear o avanço do coronavírus. “Algumas pessoas não cumpriram o decreto por desconhecimento, e outras deixaram de cumprir por desobediência”, salienta o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Carlos Olimpio Menestrina.

Apesar disso, nenhuma multa foi aplicada. Nesses primeiros dias, a fiscalização procurou realizar um trabalho preventivo, voltado à orientação do comércio. A partir de agora, contudo, quem não cumprir as medidas de restrição responderá a um processo administrativo e receberá multa, que pode variar entre R$ 213,51 e R$ 21.351,66.

No site da Prefeitura de Blumenau, a população tem acesso ao Decreto Municipal nº 12.738 e a uma tabela que esclarece quais atividades podem funcionar e aquelas que estão proibidas.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul