ESQUIZOFRENIA: Autor da chacina em creche de Saudades será transferido para hospital de custódia

Foto: TJSC/Divulgação

Por: Elissandro Sutil

26/11/2021 - 16:11 - Atualizada em: 26/11/2021 - 16:49

O autor da chacina em Saudades, Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, vai ser transferido do Presídio Regional de Chapecó para o Hospital de Custódia, em Florianópolis. A decisão foi assinada nesta quinta-feira (25) pelo juiz Caio Taborda, responsável pelo processo na comarca de Pinhalzinho.

Segundo o advogado de defesa de Fabiano, Demetryus Eugênio Grapiglia, o hospital deve disponibilizar uma vaga para Fabiano em até cinco dias. Demetryus explica que a decisão foi tomada baseada em um laudo pericial, que constatou que Fabiano tem Esquizofrenia Indiferenciada e precisa de tratamento imediato.

Conforme o advogado, o laudo mostra que, apesar de na época dos fatos Fabiano ter consciência do que estava fazendo, atualmente ele teria perdido a capacidade de entender a realidade, classificando o caso como Superveniência de Doença Mental. Este tipo de diagnóstico acontece quando surgem sintomas psiquiátricos em um determinado indivíduo, após a prática de um crime.

Como o presídio de Chapecó não tem condições de oferecer o tratamento necessário para Fabiano, ele será transferido ao hospital na capital.

Entenda o caso

Fabiano Kipper Mai foi denunciado por 19 homicídios. Na manhã de 4 de maio havia 40 pessoas no Centro de Educação Infantil Pró-Infância Aquarela. Eram 18 crianças e 21 profissionais.

Apesar dele ter conseguido matar cinco pessoas e inicialmente ser indiciado pela Polícia Civil por estes cinco homicídios, Fabiano colocou em risco a vida de outras pessoas. Por isso o Ministério Público o denunciou também por outros 14 homicídios tentados, contra seis professoras e oito crianças “que tiveram, de alguma forma, sua vida colocada em risco”.

Confira o vídeo de defesa do advogado de Fabiano Kipper Mai, publicado nesta sexta-feira (26), sobre a transferência: