Um escorpião nativo da América do Norte foi capturado em Schroeder. O Corpo de Bombeiros Voluntários atendeu a ocorrência na manhã desta quinta-feira (30), em uma madeireira localizada no Centro.
Após os chamado, os bombeiros foram até o local e verificaram que o escorpião não era uma espécie comum na região. Eles realizaram contatos com a Defesa Civil, com a Polícia Militar Ambiental e com o Ibama para identificar o inseto.
O animal é da espécie Mastigoproctus giganteus, conhecido como escorpião gigante de chicote, também chamado de vinegaroon gigante. A espécie pode crescer entre 40 e 60 milímetros excluindo a cauda. Ele vive nos Estados Unidos e no México.

Foto: BVS/Divulgação
Estes aracnídeos têm seis pernas usadas para o movimento e duas longas pernas frontais usadas para procurar presas, detectar vibrações. O bicho também tem dois pedipalpos grandes transformados em garras usados para esmagar suas presas.
Esses animais têm uma cauda longa e fina, como um chicote. A partir da base dessa cauda, eles podem pulverizar uma substância composta por 85% de ácido acético para se defender. O ácido acético é o principal componente do vinagre e, por isso, o animal tem o nome de vinegaroon.

Foto: BVS/Divulgação
Não se sabe ao certo como o escorpião acabou parando em Schroeder, mas é possível que tenha sido trazido pelo tráfico de animais. O Mastigoproctus giganteus é utilizado como animal de estimação em muitos lugares do mundo.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):
Telegram