Escola no Tifa Martins deve ser inaugurada no segundo semestre

Fotos: Piero Ragazzi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/02/2017 - 09:02 - Atualizada em: 08/02/2017 - 09:32

Reportagem de  Dyovana Koiwaski para o jornal O Correio do Povo.

Um novo prazo para entrega da escola estadual de ensino médio no bairro Tifa Martins, que vem sendo construída há mais de cinco anos, é estipulado pela Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (ADR). A previsão inicial de término era março de 2013. Com o atraso e suspeita de parte da obra sem licitação, os trabalhos externos devem ser finalizados até março e a estrutura inaugurada no segundo semestre desse ano.

Para concluir a obra, a empresa licitada para o serviço, Conembra Construções e Obras, trabalha na pavimentação de determinados pontos da área e jardinagem. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal e conta com aproximadamente cinco mil metros quadrados de área construída. A escola atenderá apenas as séries do ensino médio e tem capacidade para abrigar até mil alunos.

2017-02-07 - Escola no Tifa Martins - piero ragazzi-9

O local conta com biblioteca, cinco laboratórios, 12 salas de aulas, centro esportivo e cultural, auditório, refeitório e cozinha. Inicialmente, a obra foi licitada pelo valor de R$ 6 milhões, com recursos do programa Pacto por Santa Catarina, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com aditivos, o investimento já chegou aos R$ 7,4 milhões.

2017-02-07 - Escola no Tifa Martins - piero ragazzi-8

De acordo com o secretário da ADR, Leonel Floriani, a gerência de Educação trabalha na etapa de aquisição dos móveis. Os prazos extrapolados, segundo Floriani, devem-se a questões de ordem legal e atraso em repasses. Ele explica que a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o recebimento de verba para construção do ginásio, que ainda não estava licitado para execução. “Essa questão quase paralisou o repasses federais ao Estado”, comenta o secretário.

Estudantes buscam vagas em outros bairros

A costureira Terezinha Ramos Azevedo aguardava pela abertura da instituição para matricular sua filha, Raissa Azevedo, de 14 anos, no primeiro ano. “Como não foi aberta, tive que buscar vagas em outros bairros. Ela vai cursar essa série na escola Renato Pradi, à noite. Mas, seria melhor se estudasse durante o dia, porque já faz curso à tarde. A proximidade da escola também ajudaria muito”, relata a mãe.

A escola municipal Renato Pradi, instalada no bairro São Luís, atende no período noturno os jovens do bairro Tifa Martins que estudariam no prédio ainda não inaugurado. A extensão, com o nome de escola estadual de ensino médio Darci Franke Welk, conta com nove turmas e 189 alunos. Quando entregue, a nova escola deve adotar a mesma nomenclatura.

A gerente de Educação da ADR, Cristina Poltronieri, também destaca que a partir do ano que vem, a intenção é implantar o ensino médio integral com parceria do Instituto Ayrton Senna na instituição. Primeiramente, será oferecido o ensino regular. “A comunidade do bairro será bastante beneficiada com a estrutura, principalmente porque agora só há opção de turmas noturnas na extensão. Muitos pais acabam matriculando os filhos na escola Duarte Magalhães, na Barra do Rio Cerro, por causa disso”, salienta.

O vereador Jaime Negherbon, em plenária na última segunda-feira (6), cobrou esclarecimentos sobre a entrega da escola à ADR. O parlamentar observa que é pressionado constantemente pela população local, que aguarda pela finalização da obra. “É uma estrutura imponente que está totalmente inativa, podendo se tornar alvo de vândalos”, ressalta.

A equipe de reportagem do jornal O Correio do Povo tentou entrar em contato com a empresa responsável, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.