Equipes recuperam rio Quati atingido por óleo após acidente em Guaramirim

Fiscais do Ibama e do IMA acompanharam o trabalho de limpeza do rio | Foto: Eduardo Montecino/OCPNews

Por: Claudio Costa

05/06/2018 - 06:06 - Atualizada em: 07/06/2018 - 15:14

Equipes da Rumo América Latina Logística retiraram, na tarde desta segunda-feira (4), duas locomotivas e um vagão do trem atingido por um caminhão na SC-108, em Guaramirim. A rodovia precisou ser interditada no início da manhã para a realização do trabalho e até o fim da tarde não havia sido liberada.

Paralelamente ao trabalho de retirada das peças do trem, trabalhadores de uma empresa terceirizada realizavam a retirada do óleo mineral e do biodiesel que vazaram após o tombamento da máquina. Ao todo, 2.500 litros de óleo atingiram o rio Quati, que passa ao lado da linha férrea.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão federal responsável pelo licenciamento ambiental da linha férrea, e do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) acompanharam o trabalho de sucção dos resíduos compostos por água e óleo do rio.

De acordo com Luiz Henrique Biachi, do Ibama, ainda não há previsão se a Rumo será multada. O fiscal afirma que a principal preocupação dos órgãos ambientais neste momento é conter os danos ambientais causados pelo acidente.

“A equipe de limpeza foi acionada em tempo hábil, em menos de cinco horas, e isso é o mais importante. Entendo que a empresa não foi negligente”, afirma Bianchi.

O fiscal deve retornar para verificar a situação na sexta-feira (8) e fazer uma nova avaliação do dano causado pelo acidente. Bianchi ressalta que a situação está controlada e que todo o trabalho de contenção e retirada do óleo do rio Quati está sendo feito da maneira correta.

Ibama vai acompanhar o caso

O Ibama deve acompanhar a recuperação da área degradada pelos próximos três ou quatro meses. Um procedimento administrativo já foi instaurado pelo órgão federal para apurar as circunstâncias do acidente.

Após a retirada de todos os resíduos do rio, o órgão federal deve começar um estudo do impacto ambiental total causado pelo acidente. Após a finalização do trabalho será apontado ou não um responsável.

As águas calmas do rio Quati facilitam o trabalho das equipes da empresa contratada pela Rumo ALL para a retirada do óleo do curso d’água.

Após o acidente, ocorrido por volta das 5h de domingo, que provocou o descarrilamento do trem, a equipe de limpeza chegou em cerca de duas horas e logo começou a tomar as primeiras medidas para conter os danos causados pelo óleo.

Nesta segunda, cinco pontos com diversas barreira já haviam sido colocadas no rio. Caminhões com hidrovácuo realizavam a sucção dos resíduos que flutuavam sob a lâmina d`água.