Sete bombeiras voluntárias de Jaraguá do Sul participaram, no fim de semana, da quarta edição do Desafio Catarinense de Resgate Veicular, em Chapecó. A equipe ficou em quarto lugar na primeira vez em que estiveram na competição na categoria em desenvolvimento.

A coordenadora do CCBV (Centro de Capacitação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul), Emanuelli Hinkeldei, destaca que as bombeiras ficaram muito gratas por terem a oportunidade de participar do evento com voluntários e militares de todo o Estado. Ela conta que outras equipes elogiaram a iniciativa das jaraguaenses.

“Eles nos elogiaram, incentivaram a manter a nossa equipe e não desanimar diante das adversidades. A gente mostrou que as mulheres podem sim fazer tudo o que os homens fazem”, afirma Emanuelli.

Durante as provas, quando as bombeiras conseguiam fazer um acesso na lataria dos veículos, a plateia vibrou. Em alguns momentos, a bombeira Aline Neitsch levantou uma ferramenta com mais de 30 quilos.

Foto: CBMSC/Divulgação

“Muitos ficaram impressionados com a nossa técnica. As nossas colegas conseguem erguer uma ferramenta que pesa cerca de 30 quilos acima do corpo. É um desafio que requer muita técnica. A partir do momento em que você fala que é uma competição, a gana de ganhar é grande. Porém, nada supera o conhecimento que a gente leva para o dia a dia”, frisa.

Foto: CBMSC/Divulgação

A bombeira também destaca a grande troca de conhecimentos no evento. Além das conversas com os bombeiros de todo o Estado, as jaraguaenses ganharam o feedback dos avaliadores repassam o que pode ser melhorado na performance das competidoras, o que acaba refletindo num melhor atendimento para a população.

“Na competição, a equipe feminina de Jaraguá do Sul foi a que mais teve audiência na transmissão pelo canal do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no Youtube. Inclusive, as outras equipes femininas de resgate veicular de outros estados do Brasil estavam nos acompanhando e vibrando junto com a gente. Existem outras duas e em Santa Catarina somos as primeiras. O intuito é fazer com que outras corporações tenham suas equipes femininas”, finaliza a bombeira.

 

Equipe de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Vountários de Jaraguá do Sul:

Emanuelli Hinkeldei - comando;

Aline Neitsch - técnica 1;

Ketlin Cristini de Quadra - técnica 2;

Jessica Adriana da Motta socorrista 1;

Jucemara Rincos - socorrista 2;

Aline Thayna Konell - técnica 3/Logística;

Thaíssa Gabrielle de Sousa Krueger - socorrista