Encontro nacional de gestores das Polícias Civis debaterá tecnologia e inteligência em Santa Catarina

Foto: Divulgação/PCSC

Por: Elisângela Pezzutti

09/09/2023 - 10:09

O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) realiza entre os dias 10 e 14 deste mês, o 2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, no Costão do Santinho, em Florianópolis, e terá a Polícia Civil de Santa Catarina como anfitriã do evento. O evento de abertura terá transmissão pelo canal do YouTube da PCSC neste link.

A abertura oficial do encontro será às 9h, em solenidade que contará com a presença do delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, e chefes de polícia, diretores de inteligência e gestores de tecnologia da informação das Polícias Civis de todo o país.

Na pauta do encontro serão abordados temas envolvendo tecnologia com destaque para crimes cibernéticos, redes de proteção nas escolas, formação de rede tecnológica das polícias civis, entre outros assuntos pertinentes à segurança pública.

Após a solenidade de abertura estão previstas duas palestras: a primeira com o secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu de Alencar sobre “Os desafios da Senasp para estruturar as Polícias Civis do País”. A segunda palestra será com o diretor de Inteligência e Operações de Segurança Pública, Romano Costa.

A programação do 2º Encontro de Gestores na Polícia Civil prossegue até a próxima quinta-feira (14) com grupos de trabalho e discussões temáticas para delegados, diretores de inteligência e Gestores de TI.

O 2ª Encontro de Gestores na Polícia Civil conta com o fundamental apoio do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC).

O CONCPC

O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) foi criado em 1998 e é composto pelos chefes de Polícia, delegados-gerais e diretores-gerais das polícias civis de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.

O CONCPC se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das Polícias Civis, visando ao intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. Além dos conselheiros, participam como convidados das reuniões ministros de Estado, ministros de tribunais superiores, governadores, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, sempre discutindo formas de combater a criminalidade.

As decisões do CONCPC são consubstanciadas em resoluções e têm caráter orientativo para as Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, que têm a atribuição de investigação criminal e função de Polícia Judiciária Civil.

Além disso, o CONCPC coordena operações nacionais para combater os mais diversos crimes em que a atribuição para investigação é das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal.

*Com informações da Ascom/PCSC

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.