O corpo de Bombeiros militar localizou nesta quinta-feira (6) o corpo de Josias Borchardt, que desapareceu nesta segunda-feira (3) após gravar e enviar um vídeo para a esposa sobre a forte correnteza de um rio em Garuva.
Segundo a corporação, o corpo de Josias foi encontrado por volta das 16h40min; o cadáver estava no Rio São João, em Garuva Acima, próximo ao posto de pedágio da BR-101.
O último registro de Josias foi feito pouco antes de tentar atravessar um rio próximo à divisa do Paraná, no qual frisou a correnteza das águas em um rio na região de Garuva Acima.
“Olha, amor. Eu vou ter que me jogar na água pra cruzar aqui. Vou enrolar o celular numa sacola aqui e vou ter que cruzar, não tem jeito. Nem sei onde que eu tô, vou ter que dar uma olhada no GPS aqui”, disse no vídeo, antes de desaparecer no rio.
Josias foi encontrado após três dias de buscas por uma extensão aproximada de 8,5 quilômetros, cobrindo a área compreendida a partir da Mineração São Gabriel. As ações consistiram em varredura visual das margens direita e esquerda, com atenção a remansos, pontos de represamento e acúmulo de galhos.
Outra guarnição executou buscas na extensão de 12 quilômetros, abrangendo o trecho entre o Restaurante Roda D’Água e a Mineração São Gabriel. Durante o deslocamento fluvial, foram realizadas inspeções visuais contínuas, especialmente em curvas de rio, áreas de refluxo e vegetações, sem localização do desaparecido até o encerramento das atividades.
Durante a procura na terça-feira (4), mochila, roupas e celular foram encontrados por familiares da vítima em área de encontro dos rios Quiriri e São João, em Garuva.