Empresários de Joinville são alvo de investigação por suposta fraude fiscal

Foto: Divulgação / MPSC

Por: Luan Tamanini

09/05/2024 - 14:05 - Atualizada em: 09/05/2024 - 14:23

Dois empresários foram alvos de uma operação policial na manhã desta quinta-feira (9) em Joinville. Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade, sendo quatro em empresas e dois na residência dos empresários.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano, Mauá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Campinas, Sumaré, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Indaiatuba, Bertioga, Orlândia, Ribeirão Preto, Jambeiro, todos no Estado de São Paulo.

Deflagrada pelo GAECO do Ministério Público de São Paulo (MPSP), a operação – denominada “Metalmorfose” – tem como objetivo desarticular suposta fraude fiscal realizada por grupos econômicos atuantes no ramo de metais, em especial produtos de cobre.

Segundo o Ministério Público paulista, as investigações conjuntas do GAECO, CIRA e da RFB, iniciadas no ano de 2023, indicam que as supostas fraudes investigadas teriam causado um prejuízo de mais de R$ 2 bilhões ao Estado de São Paulo e à União.

Na seara criminal, além das fortes evidências de sonegação fiscal, surgiram também indícios de organização criminosa e lavagem de capitais através de empresas patrimoniais em nome de terceiros.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital, com a participação de 45 integrantes do Ministério Público, 112 auditores fiscais estaduais, 83 auditores fiscais federais, 14 integrantes da Procuradoria-Geral do Estado, além de 200 policias civis e 45 policias militares do Estado de São Paulo.

Notícias no celular

Whatsapp