A Polícia Civil, por meio Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, deflagrou ontem uma operação em repressão às fraudes em licitação no município. Um empresário do setor automotivo vencedor de certame foi preso e cumpridos mais outras quatro ordens judiciais no município de São José.
De acordo com as investigações, o empresário responsável, com oficinas em atividade nos municípios de Tubarão e São José, acabou sendo o vencedor de uma licitação celebrada com o município de Laguna no ano de 2022.
Ficando, assim, responsável pela manutenção mecânica de veículos da linha a diesel de toda a Administração Pública municipal. Incluindo-se as instituições conveniadas, tais como a Polícia Civil, Polícia Militar, e Corpo de Bombeiros Militares.
Ao que se apurou, durante a vigência desse contrato administrativo, o investigado – representante do estabelecimento empresarial – não realizava a manutenção das viaturas oficiais com peças originais e de boa qualidade, para isso inclusive simulando a falsa prestação de serviços e reposição de peças, recebendo, então, verba pública por um serviço nunca desempenhado.
Ainda, dada a especialização específica desse serviço, em muitas vezes o investigado, responsável pela própria análise das viaturas, apresentava orçamentos em descompasso com a realidade, informando sobre a falsa necessidade de substituição de algumas peças.
Ao final de 2021, o investigado acabou recebendo a única viatura ostensiva da Divisão de Investigação Criminal de Laguna para o devido conserto, recebendo, como contraprestação desse serviço, verba pública para a realização de reparos mecânicos.
Contudo, em nova oportunidade, o investigado simulou a realização de reparos mecânicos, nunca realizados por sua oficina, fatos apenas descobertos por criteriosa perícia realizada pela Polícia Científica.