Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil deu apoio a operação realizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Agropecuária), pela Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Massaranduba.
Os órgãos realizaram uma vistoria a um estabelecimento industrial que processava produtos de origem animal e exportava para a China.

Foto: Polícia Civil/Divulgação
No local, os fiscais constataram que tal processamento ocorria sem qualquer procedimento de higiene e sem respeitar as normas técnicas de segurança alimentar para este tipo de serviço.
Além disso, eles verificaram que não havia qualquer documento com autorização, como o SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou o SIP (Serviço de Inspeção Estadual), que permitisse o processamento e posterior exportação.

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Durante a operação, foram identificadas aproximadamente 4,5 toneladas de peixe em um contêiner, alguns sendo manipulados pelos funcionários numa sala de limpeza e outra parte numa espécie de estufa.
Entre os produtos apreendidos estavam bexigas natatórias de peixe e barbatanas de tubarão. O material foi encaminhado a um aterro sanitário em Timbó.