O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou, na tarde desta terça-feira (6), um evento especial em alusão aos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina.
A cerimônia ocorreu na sede do batalhão, em Jaraguá do Sul, e reuniu autoridades civis e militares em um momento marcado por homenagens, entrega de medalhas e promoções de policiais militares.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Durante o evento, o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel João Kuze, destacou o significado da data e o compromisso renovado da corporação com a comunidade catarinense.
“Histórica e extremamente emblemático para todos nós, esse momento da Polícia Militar de Santa Catarina é de comemoração. Considerado o estado mais seguro do Brasil, com a capital mais segura do Brasil, na cidade que costumeiramente é reconhecida como a cidade mais segura do Brasil, Jaraguá do Sul, nós ficamos muito, muito felizes”, afirma o comandante.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
A referência ao número “190” — que representa tanto os anos da corporação quanto o número de emergência da PM — também foi lembrada pelo oficial como um símbolo de proteção e confiança.
“190 anos remete ao um, nove, zero, ao número da vida, o número que fez a diferença e faz a diferença na vida de muitos catarinenses. E a gente fica muito feliz de participar desse momento”, comemora.
Durante a cerimônia, foram entregues medalhas de reconhecimento a civis que colaboram com o trabalho da polícia, além da promoção de praças e oficiais, reforçando a valorização interna dos profissionais da segurança pública.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
O tenente-coronel João Kuze reforçou o caráter contínuo da atuação da PM, destacando a amplitude da presença policial no estado:
“É a celebração da atuação nas mais variadas esferas, da ponta da prevenção à ponta da repressão, em todos os 295 municípios de Santa Catarina, há policiais militares à disposição da nossa comunidade para servir e proteger. Esperamos que a comunidade continue conosco, porque nós, como sempre, renovamos o nosso compromisso com a nossa comunidade”, finaliza.

Foto: Fábio Junkes/OCP News