Eleições 2020: Drones serão usados pela Polícia Federal no combate aos crimes eleitorais

Por: OCP News Criciúma

27/10/2020 - 18:10 - Atualizada em: 27/10/2020 - 18:33

A Polícia Federal (PF) usará drones, em todos os estados brasileiros, para auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais.

Visando aumentar a segurança nas eleições, a PF utilizará mais de 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas como auxílio para fiscalizar as eleições municipais de 2020. Os equipamentos serão alocados em municípios estratégicos, em todo o território nacional.

Segundo a PF, os equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de se tornarem imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Ainda assim, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes.

A ação vai ao encontro das orientações da Direção Geral da Polícia Federal, no sentido de utilizar novas tecnologias para prevenir e reprimir ações delituosas.

Treinamento

Os exercícios preparatórios estão sendo realizados nesta terça-feira (27) em Criciúma e região, que contará com duas equipes com drones para fiscalizar as eleições, especialmente para prevenir e reprimir delitos como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores.

Além das equipes com drones, haverá outras circulando, de forma ostensiva, bem como velada, nas ruas e nas proximidades das zonas eleitorais, a fim de reprimir eventual ação delitiva.

“Com isso, a instituição visa cumprir seu mister constitucional de polícia judiciária eleitoral e mostrar que está preparada para combater os crimes eleitorais, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer o seu direito de sufrágio dentro da legalidade”, comunicou a PF.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul