Nesta sexta-feira (6), o efetivo que compõe a Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, iniciou um ciclo de capacitação do efetivo para utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e do Oxímetro de Pulso Portátil.
O treinamento foi ministrado por instrutores de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da APMT, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos do uso dos equipamentos.
Essencial para a reversão de paradas cardiorrespiratórias, o equipamento foi apresentado em detalhes, com explicações sobre seu funcionamento, diagnóstico de arritmias cardíacas e tratamento por meio da desfibrilação.
Na ocasião, os participantes realizaram exercícios de simulação, o que permitiu o aprimoramento das habilidades operacionais do efetivo para situações de atendimento emergencial.
Esses equipamentos fazem parte do projeto aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em que a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu 44 Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), que serão distribuídos por todo o Estado.
O treinamento tem como objetivo garantir que os militares estejam preparados para agir em situações críticas que possam ocorrer, aumentando a capacidade de resposta rápida e eficiente em possíveis ocorrências envolvendo o efetivo orgânico, corpo discente, docente e a comunidade do entorno da Academia.