*Matéria do G1

A cidade de Otacílio Costa, na Serra catarinense, ainda sofre as consequências das chuvas que atingiram o estado há duas semanas. Cerca de 450 moradores ainda não conseguiram voltar para casa. A prefeitura estima um prejuízo de R$ 5 milhões.

Embora a chuva tenha parado há quase 15 dias, o município ainda tem ruas alagadas. A aposentada Elza Marlene da Silva está todo este tempo fora de casa. Agora, conseguiu entrar para fazer a limpeza, mas, voltar a morar no local ainda deve demorar. “Pra voltar dá, mas vai demorar, porque ainda vai estar muito molhado”, disse Elza.

A família do cabeleireiro Gabriel da Luz teve que alugar uma casa para ficar, por enquanto para chegar em casa é preciso usar uma canoa. “Tem que ir de canoa, agora, temos que reformar e pintar, vai demorar mais uns dias para voltarmos”, disse Gabriel.

Um abrigo montado na cidade ainda guarda a mobília de cinco famílias. Os afetados pela chuva tem recebido ajuda, mas não perdem a esperança de voltar para casa. “Tem bastante água na rua e no pátio. Eu acredito que até o final da semana dá para se mudar”, espera a dona de casa Salete da Luz de Oliveira.

O Rio Desquite, que passa por Otacílio Costa, está com oito metros acima da capacidade e está demorando a baixar. “No interior, nós tivemos vários bueiros e pontes danificados. Muitas estradas vicinais foram agredidas pela chuva e cerca de 1,3 mil pessoas foram atingidas”, finalizou o coordenador de Defesa Civil Julio Dias.