Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Dois bonecos do Berbigão do Boca são destruídos por incêndio em Florianópolis

Fotos: Reprodução/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/02/2026 - 14:02 - Atualizada em: 09/02/2026 - 14:19

Um ato de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (9) incendiou dois bonecos do Berbigão do Boca, tradicional bloco de Carnaval em Florianópolis. De acordo com Leonardo Garofalis, um dos fundadores do bloco, a suspeita é de que o incêndio tenha sido intencional e criminoso.

O fogo destruiu os bonecos que representam o jornalista Aldírio Simões e o primeiro presidente da escola de samba Protegidos da Princesa, Hélio Cabrinha.

Conforme Garofalis, um grupo de pessoas teria ateado fogo no pavilhão onde os bonecos são guardados, próximo ao Mercado Público de Florianópolis. O incêndio foi contido rapidamente por um segurança que faz a vigia do local relatou que um grupo de pessoas teria jogado um pano com algum tipo de combustível no pavilhão, e logo saíram do local.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O incêndio, que, segundo Leonardo, tinha intenção de atingir todos os 44 bonecos, foi contido rapidamente, mas acabou danificando as estruturas de Hélio Cabrinha e Aldírio Simões. “A gente deu sorte que não pegou nos outros bonecos”, comentou o carnavalesco.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.