DIC receberá dois computadores para cruzar dados de organizações criminosas em Jaraguá do Sul

Dias explica que ideia da compra de computadores surgiu após agentes da DIC realizarem curso na DEIC | Foto: Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

10/10/2018 - 18:10

 

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil em Jaraguá do Sul deve receber em breve dois novos computadores.

Os equipamentos vão servir para realizar o cruzamento de dados levantados nos inquéritos policiais sobre atividades do crime organizado, como o tráfico de drogas.

Os computadores serão adquiridos pela Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região e deverão custar cerca de R$ 15 mil.

LINKS

O presidente da entidade, Álvaro Leitholdt, explica que a compra será feita com recursos disponibilizados pelo Ministério Público de Santa Catarina.

“Foram feitas várias reuniões e o Ministério Público depositou esse dinheiro na conta da associação. Nós vamos emitir as ordens de compra no máximo até sexta, porque nós estamos negociando para reduzir um pouco o preço de algumas peças dos equipamentos”, afirma Álvaro.

De acordo com o delegado titular da DIC, Daniel Dias, a ideia surgiu após policiais civis da divisão participarem de um curso de combate a organizações criminosas promovido pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil, em Florianópolis.

“A gente viu a necessidade de computadores com uma grande capacidade de armazenamento e processamento de informações para cruzar informações de celulares apreendidos, dados fiscais da Receita Federal e também de contas bancárias levantados durante as investigações”, destaca Dias.

O delegado explica que o emprego de tecnologias na investigação criminal faz com que a Polícia Civil esteja à frente de organizações criminosas que queiram se instalar em Jaraguá do Sul e região. Os computadores vão somar forças às tecnologias que a divisão já emprega nos inquéritos.

“Nós não temos nenhum processador que seja capaz de gerar essas informações através do cruzamento de dados. Recebemos muitas informações e esses computadores, somados a outros softwares, farão esse trabalho e vãos nos levar a outra camada de criminosos que a polícia tinha dificuldade de chegar”, reitera.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger