Dia Internacional da Mulher: Segurança de SC ressalta projetos e serviços de proteção

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por: Thomas Madrigano

08/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 08/03/2024 - 10:15

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), é marcado por conquistas, trabalho e desafios pela Secretaria de Segurança Pública. Na área, todas as forças oferecem algum serviço especializado para as mulheres.

Na Polícia Civil de Santa Catarina as Salas Lilás, que já somam 28 unidades espalhadas por todo o estado, oferecem atendimento a vítimas de violência doméstica.

A corporação ainda tem 32 delegacias especializadas no atendimento à mulher, as DPCAMIs (Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), distribuídas pelo estado.

Outra serviço oferecido é o portal “Polícia Civil por Elas“, que promove acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social e que sofreram violência doméstica.

Já o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) possui a Diretriz Operacional Nº42 que dispõe sobre as competências do órgão um protocolo integrado de atendimento à mulher vítima de violência, sendo uma orientação aos bombeiros, há esse acolhimento às mulheres, protegendo e acionando as demais forças.

E a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) conta com a “Rede Catarina”, um programa institucional direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.

O programa se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de soluções tecnológicas.

A PMSC ainda oferece o Botão do pânico no aplicativo “PMSC Cidadão” para vítimas de violência doméstica. A partir do seu acionamento, é gerado uma ocorrência que notifica a viatura mais próxima disponível.

Por fim, a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) desenvolve o PCI por Elas, que consiste em um programa de atendimento humanizado, voltado para vítimas do sexo feminino.

Também há a conscientização e capacitação de agentes de segurança pública quanto à adequada preservação de locais de crime de feminicídio.

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, comenta sobre a atuação e monitoramento das ações coordenadas pelas forças de segurança: