Desrespeito à sinalização causa acidentes em cruzamento em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/04/2017 - 09:04 - Atualizada em: 10/04/2017 - 10:42

Foto: Cláudio Costa/OCP

Assim que a equipe do jornal O Correio do Povo chegou no cruzamento das ruas Cabo João Alves e Dorval Marcatto, uma pessoa gritou: “entre 17h e 19h isso aqui vira um inferno”. O local marca a divisa dos bairros Tifa Martins e Chico de Paulo e foi palco de dois acidentes que preocuparam os moradores. Na quarta-feira (5), os restos duas colisões ainda estavam jogados na margem de uma das vias.

Os dois acidentes, ocorridos nos dias 29 de março e 4 de abril, tiveram o mesmo motivo: um dos veículos invadiu a via preferencial. Segundo os moradores, os motoristas não respeitam a placa de pare que há na rua Dorval Marcatto. “O pessoal não respeita a sinalização. A via preferencial é a Cabo João Alves. Como fizeram o asfalto novo (na rua Dorval Marcatto), o pessoal acha que é a preferencial também”, comenta Valmir Nobre Leitão.

Valmir mora a poucos metros do local onde acontecem os acidentes. Segundo ele, o perigo aumenta no fim da tarde. As duas ocorrências citadas nesta reportagem aconteceram nesta faixa de horário: o primeiro às 17h10, quando um caminhão chegou a tombar na via e quatro pessoas foram levadas ao hospital, e o segundo às 18h28, em que as três vítimas atendidas pelos bombeiros voluntários não tiveram ferimentos.

A comerciante Gisele Rodrigues reclama da alta velocidade empregada pelos motoristas no local. Segundo ela, após a pavimentação da rua Dorval Marcatto, os motoristas passaram a ignorar ainda mais o limite. “Mesmo antes do asfalto nós já pedimos providências aos moradores”, revela Gisele, após frisar que por pouco outros acidentes não acontecem no local.

Diretoria de Trânsito promete solução
O trabalho de pavimentação e sinalização do local é feito pela empresa Infrasul. Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Irio Riegel, a sinalização horizontal (no chão da via) deve ser feita nos próximos dias. Riegel comentou que funcionários da diretoria já estiveram no local e que uma rotatória deve ser feita para inibir a alta velocidade dos motoristas.

“Dependendo do tempo, será feita uma rotatória no local, incialmente sinalizada com tachões. “Vamos ver como eles [os motoristas] vão se comportar. Eles serão obrigados a diminuir a velocidade independente da direção que eles estão seguindo”, reflete Riegel.