Despejo irregular prejudica abastecimento de água em Guaramirim

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/06/2016 - 20:06 - Atualizada em: 02/06/2016 - 21:09

A Câmara de Vereadores recebeu na sessão da última terça-feira, dia 31, o diretor de Águas de Guaramirim, Osni Dencker, e a equipe da empresa Serrana, responsável pelo tratamento da água no município.

Segundo Dencker, além das dificuldades estruturais que a companhia sofre, como por exemplo, falta de investimento e planejamento na distribuição desde o ano de 1992, outro problema está comprometendo o abastecimento na cidade.

Ele afirma que empresas têxteis de Jaraguá do Sul estão contaminando o Rio Itapocuzinho com produtos químicos e interferindo diretamente no abastecimento de água em Guaramirim. “ A cada 15 dias, próximo ao final de semana, empresas do município vizinho despejam produtos no rio e por isso, somos obrigados a parar a captação e tratamento da água, o que causa um enorme transtorno. Se pararmos por 20 minutos, Guaramirim toda fica sem água”, explica.

São mais de 30 mil domicílios abastecidos pelas Águas e conforme informações da empresa Serrana, quando o despejo irregular acontece é necessário pelo menos um dia para efetuar a limpeza das bombas de captação e tratamento.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Evaldo João Junckes, uma ou duas empresas não podem prejudicar os 40 mil habitantes de Guaramirim. “ Por isso, convidamos a Fujama de Jaraguá do Sul para uma reunião na quinta-feira, às 16h. É preciso fiscalizar e punir de forma correta quem está fazendo esse derramamento. Isso não pode continuar e nós vamos cobrar as providências necessárias”, finaliza.

Assessoria  de Comunicação