Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Denúncias de descumprimento às regras de combate ao coronavírus deverão ser feitas à PM em Jaraguá do Sul

Foto: 14º BPM/Divulgação

Por: Claudio Costa

09/07/2020 - 15:07 - Atualizada em: 09/07/2020 - 15:54

As denúncias sobre o descumprimento às regras de prevenção ao coronavírus em Jaraguá do Sul deverão ser feitas à Polícia Militar, através do número 190 e do aplicativo PMSC Cidadão. A decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 foi divulgada nesta quarta-feira (8).

Segundo o comitê, foi a própria Polícia Militar que se colocou à disposição para auxiliar na questão. Com estrutura pronta e um número de telefone de conhecimento geral da população, a intenção é fazer com que a comunidade ajude a fiscalizar as práticas que colocam a saúde da comunidade em risco.

“Estamos com crescimento expressivo de casos e muita gente desrespeitando o isolamento. Não podemos sobrecarregar nosso sistema de saúde. Buscamos equilíbrio. Se todo mundo fizer sua parte, nossa curva logo voltará a cair”, diz o presidente do comitê, o secretário de Saúde Alceu Moretti.

O secretário lembra ainda que o município tem uma das mais baixas taxas de contágio e mortalidade por coronavírus em Santa Catarina, mas reforça que se a população não adotar os hábitos de prevenção, a situação pode mudar.

Unificação pelo 190

O chefe da Central Regional de Emergências da Polícia Militar, o tenente-coronel Aires Volnei Pilonetto, diz que a PM vem trabalhado desde o início da pandemia como parte integrante do comitê.

“Também fazemos gerenciamento de ocorrências, damos o encaminhamento correto, usamos monitoramento por câmeras e vemos como positiva a decisão pela unificação pelo 190. Estamos à disposição”, ressalta o tenente-coronel.

A Vigilância Sanitária estará de plantão e contato constante com a PM até mesmo para tirar dúvidas sobre as regras estabelecidas por meio dos decretos.

Pilonetto explica que, ao receber a ocorrência, a Polícia Militar fará a verificação e também repassará os casos para Vigilância Sanitária.

“O melhor remédio ainda é a adoção das medidas de prevenção. Então, a gente pede que a comunidade siga as regras e, quem observar algo fora disso, que faça a denúncia e nos ajude a fiscalizar”, destaca Pilonetto.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.