Desastre no Alto Vale: Quatro pessoas seguem desaparecidas; mortes pelas chuvas sobem para 17

Foto Divulgação/Corpo de Bombeiros

Por: Felipe Elias

21/12/2020 - 14:12 - Atualizada em: 21/12/2020 - 14:30

As equipes de busca e salvamento continuam atuando na região do Alto Vale do Itajaí para auxiliar as famílias atingidas pelas fortes tempestades da última semana. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o número de vítimas fatais do evento climático pulou para 17, sendo 14 de Presidente Getúlio, duas de Rio do Sul e uma de Ibirama. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas, todas moradoras de Presidente Getúlio.

Além disso, foram contabilizados 184 desabrigados e 155 desalojados nas três cidades. A operação integrada envolve ainda agentes do Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP), Celesc, Cidasc, Epagri, Secretaria de Estado da Saúde e Polícia Civil.

Até o momento, 25 municípios enviaram informações de ocorrências provocadas pelas tempestades. O repasse de itens de assistência humanitária está sendo realizado para as famílias atingidas. São mais de 8 mil itens liberados, como colchões, kits de acomodação, limpeza e higiene, água potável e cestas básicas.

As prefeituras de Rio do Sul, Ibirama, Aurora, Vidal Ramos, Palhoça, Apiúna e Ascurra encaminharam o Decreto Municipal de Situação de Emergência. Presidente Getúlio já tem reconhecimento federal do estado de calamidade pública.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: