Neste sábado (19), o número de vítimas fatais decorrentes das enxurradas registradas na última de quinta-feira (17) no Alto Vale de Itajaí passou para 15. Foram registrados 12 óbitos em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama. As forças de salvamento e resgate continuam realizando as buscas por seis vítimas que permanecem desaparecidas. Até o momento, 184 pessoas estão desabrigadas e 284 desalojadas nos três municípios.

A operação envolve equipes da Defesa Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP). Tropas do Exército também estão sendo incorporados à força-tarefa. Soldados do 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau e do 5° Batalhão de Engenharia de Carros Blindados, sediado em Porto União, vão auxiliar na desobstrução e limpeza de vias em Presidente Getúlio.

A Defesa Civil está disponibilizando 5 mil itens de assistência humanitária para as famílias atingidas, como colchões, kits de acomodação, limpeza e higiene, água potável e cestas básicas.

Alerta de tempestades

O Estado emitiu um aviso de tempestades válido até domingo (20). Há risco de chuva forte com rajadas de vento e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: