Dependendo das condições climáticas, operação Veraneio pode iniciar dia 15 de novembro

Por: Manuela Silva

08/11/2019 - 17:11 - Atualizada em: 08/11/2019 - 17:31

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), inicia o mês de novembro se preparando para o começo de mais uma Operação Veraneio. A partir do dia 30 de novembro, todos os Guarda Vidas Civis e Militares estarão nas praias atendidas pelo 4º BBM, que são elas, Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.

De acordo com o subcomandante do 4º BBM, major Henrique Piovezam, dependendo das condições climáticas, a partir do feriado do dia 15 de novembro, os principais pontos das praias já serão atendidos. “Caso dê tempo bom, trabalharemos com um efetivo reduzido, nos finais de semana até o dia 30 de novembro, que inicia oficialmente a Operação Veraneio desse ano”, destacou.

Os Bombeiros Militares iniciarão a sexta Operação Veraneio, sem mortes em áreas guarnecidas. “Nós pedimos que a população sempre respeite as orientações dos guarda vidas, ao chegar na praia, sempre procure ficar próximo aos postos de atendimentos e sempre prestar atenção na cor da bandeira que indica a condição do mar”, ressaltou o subcomandante.

O Corpo de Bombeiros atuará na temporada de 2019/2020 com cerca de 220 Guarda Vida Civis, divididos nas cinco grandes praias de atendimento. E 19 Bombeiros Militares, que farão a coordenação nas praias. Os Militares receberão quadriciclos, motonáuticas e também viaturas para atuar nas praias.

Vale lembrar que os Guarda Vidas Civis passam por preparação e cursos antes de atuar.

Atenção as cores das bandeiras!

Bandeira verde– Baixo risco de afogamento e mar em boas condições, sem presença de correntes de retorno.

Bandeira amarela– Risco de afogamento médio, requer um certo cuidado ao entrar na água, principalmente com as correntes de retorno.

Bandeira vermelha– Alto risco de afogamento, recomenda-se não entrar no mar, presença grande de correntes de retorno.

Caso haja uma bandeira lilás nos postos de guarda-vidas, significa que há presença de águas-vivas no mar, devendo-se evitar entrar na água nesses balneários.