A Polícia Militar (PM), por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA) de Criciúma, prendeu na tarde dessa quarta-feira (7), um homem pelo crime de maus-tratos a animais.
De acordo com o coordenador do NUBEA, Christophe de Lima, após algumas denúncias recebidas, o núcleo foi até o local e acionou a PM.
No local, a equipe se deparou com um cachorro acorrentado, sem comida, com água precária e sem nenhum cuidado de higiene.
“Quando cheguei perto do animal, ele agarrou minhas pernas com suas unhas, como quem diz, ‘me tira daqui’. O cachorro estava implorando para ser resgatado”, ressaltou o coordenador do NUBEA.
Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e responderá pelo crime de maus-tratos aos animais conforme previsto pelo artigo 32 da Lei 9.605, com alteração da Lei 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
O animal ficará aos cuidados do NUBEA até ser liberado para adoção responsável.
Denuncie!
Sempre denuncie os maus tratos. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania.
As denúncias referentes a maus tratos contra com animais podem ser realizadas por meio da ouvidoria da Prefeitura Municipal de Criciúma no número 156.