O delegado regional da Polícia Civil de Jaraguá do Sul, Eric Uratani, classificou como “totalmente exitosa” a megaoperação realizada nesta sexta-feira (8) em Schroeder e região. A ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além de uma prisão em flagrante por tráfico de drogas.
Segundo Uratani, a operação foi conduzida pela Delegacia de Schroeder, que representou pelos mandados com parecer favorável do Ministério Público e autorização da Justiça.
“Hoje foi dado cumprimento aos mandados e conseguimos prender um dos investigados em flagrante, com drogas armazenadas em sua residência. O trabalho foi exemplar”, destacou.
O delegado ressaltou que o caso demonstra o empenho das forças policiais na manutenção da ordem e na investigação aprofundada na região.
“Essa operação em Schroeder é um exemplo do nosso esforço para evoluir, melhorar e garantir segurança à população”, afirmou.
Uratani também enalteceu a parceria com a Polícia Militar, que cedeu duas guarnições do Canil para apoiar a ação.
“Essa sintonia entre as instituições é fundamental. O comprometimento de todos contribuiu decisivamente para o sucesso da operação”, disse.
Por fim, o delegado reforçou que a participação da comunidade é essencial no combate ao crime.
“Com o apoio da população e das instituições parceiras, vamos continuar trabalhando de forma satisfatória no enfrentamento à criminalidade”, concluiu.
Relembre
A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Schroeder, sob responsabilidade do escrivão Marco Willians, e contou com a participação da DIC, DPCAMI, Delegacia da Comarca, canis da Polícia Civil e da PM, do comandante do grupamento da Polícia Militar Diego Santos Ferrão, além do Conselho Tutelar.
Segundo Willians, a investigação começou após denúncias anônimas e informações da PM de Schroeder.
“Apuramos indícios de tráfico de drogas, organização para o tráfico e associação criminosa. Recebemos depoimentos de testemunhas que temiam represálias, pois os investigados eram considerados perigosos”, afirmou.
No cumprimento das ordens, o principal alvo foi preso em flagrante com drogas em casa. Ao todo, foram apreendidos R$ 3 mil em dinheiro, porções expressivas de cocaína e uma quantidade de maconha. Um dos mandados de prisão ocorreu em Jaraguá do Sul e dois em Schroeder.
O Conselho Tutelar foi acionado em um endereço onde uma adolescente de 15 anos cuidava sozinha de uma criança de 4 anos. Os pais foram localizados e a mãe recebeu orientações.
A operação mobilizou 46 policiais, sendo 40 da Polícia Civil. A PM atuou com seis policiais, incluindo o comandante Ferrão à frente da equipe.
De acordo com Ferrão, o trabalho conjunto vinha sendo realizado há meses para identificar pontos sensíveis do tráfico e locais de difícil flagrante.
“No mês passado, tivemos dois mandados de prisão que acabaram sendo relaxados. Agora, foi expedido novo mandado”, explicou.
Ele destacou que um dos envolvidos mantém um comércio no bairro Sossego, próximo a uma escola.
“Já havia denúncias e até realizamos abordagens, mas nunca conseguimos efetuar o flagrante. Com o mandado de busca de hoje, tivemos sucesso: localizamos entorpecente, balança de precisão e o imóvel fica próximo à escola”, ressaltou.
Segundo as autoridades, o objetivo é impedir que a organização criminosa se estabeleça no município.