O delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, comunicou que estão sendo encaminhados atos concretos para designar efetivo para a região de Criciúma por determinação do governador Jorginho Melo.
Ele citou que a mobilização se dá em razão da onda de crimes registrada na Região Carbonífera nos últimos dias aliada à queda no efetivo da instituição.
“O que gerou reflexo para o povo. É linha dura contra o crime”, avisou.
O delegado-geral apontou que a região de Criciúma chegou a ter 17 delegados para quase 500 mil habitantes. Em 2023 são cerca de 12.
“Há delegacias com bastante trabalho sem delegados, o que vinha gerando problemas no combate ao crime. Neste primeiro momento serão destacados mais dois delegados por determinação do governador. Precisamos tirar leite de pedra neste momento. Último edital de concurso para psicólogos foi em 2010, para delegados em 2014 e para agentes e escrivães em 2017”, informou.
No primeiro e segundo caso, há um concurso já autorizado desde o ano passado sob aguardo agora da contratação da banca organizadora do certame.