Delegado da PF é morto durante assalto em São Paulo

Operação Postal Off visa desarticular organização criminosa que atuava junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos | Foto Divulgação

Por: Estadão Conteúdo

14/05/2018 - 11:05 - Atualizada em: 14/05/2018 - 11:54

O delegado da Polícia Federal Mauro Sérgio Salles Abdo foi baleado dentro da própria residência no Morumbi, bairro nobre da zona sul de São Paulo, nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, na manhã desta segunda-feira (14). Pelo menos dois homens foram detidos, um deles foi atingido durante a troca de tiros. Abdo foi socorrido e acabou morrendo no hospital. Um dos suspeitos do crime havia recebido saída temporária para o Dia das Mães na última sexta-feira (11).

Segundo o tenente da Polícia Militar Matheus de Oliveira, que coordenou a ação da PM no local, a dupla invadiu a casa do delegado por volta das 7h para realizar um assalto, mas foi surpreendida por Abdo, que efetuou os disparos. Os criminosos revidaram e houve troca de tiros. Um suspeito e o delegado foram atingidos.

“Um vizinho ouviu os disparos dentro da casa e acionou a polícia. Chegando na residência, encontramos dois suspeitos tentando fugir a pé pela entrada da casa”, relata o tenente Oliveira. “Quando eles avistaram as viaturas, foram para os fundos, pulando para outras casas vizinhas”.

A PM realizou um cerco na região com o auxílio do helicóptero Águia. Os dois suspeitos foram detidos após não conseguirem pular um dos muros de uma residência na avenida Morumbi. Com o grupo foram apreendidos um revólver e uma pistola. A PM também confirmou que um dos homens detidos havia sido beneficiado pela saída temporária de Dia das Mães na última sexta-feira (11). De acordo com o tenente Oliveira, a mulher do delegado e uma terceira pessoa estavam na residência durante o tiroteio.

O policial foi levado em estado grave para o Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi, onde acabou morrendo. Em nota, a Polícia Federal em São Paulo lamenta e se diz consternada com a morte do delegado da PF Mauro Sérgio Salles Abdo, vítima de assalto em sua residência.

“Com mais de 32 anos de atuação na PF, o delegado se encontrava atualmente lotado na delegacia de Repressão e Combate aos Crimes Previdenciários. A Polícia Federal em São Paulo manifesta seu pesar aos familiares, amigos e policiais federais e reafirma que continuará envidando todos esforços para contribuir com a solução deste crime, lutando diariamente pela construção de uma sociedade cada vez mais segura”, destacou a nota.

O suspeito baleado foi atingido na perna e encaminhado ao Pronto-Socorro Bandeirantes e está estável. Assim que receber alta, será levado para o Departamento Estadual de Investigações Criminais. A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Roubos e Latrocínios.