O delegado Augusto Melo Brandão, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) de Jaraguá do Sul, fez um alerta a pais e mães após concluir procedimentos relacionados a dois casos de abuso sexual contra crianças no município.
Segundo ele, os crimes envolveram vítimas de 9 e 12 anos, que relataram o abuso às mães. Em ambos os episódios, houve tentativas de desacreditar os relatos das crianças.
Um dos casos chamou atenção do delegado por ter ocorrido na casa da avó. O autor seria o marido da avó da vítima.
“A avó tenta desacreditar, atacando a mãe da vítima, ou seja, ela protege o autor que abusou da própria neta”, destacou Brandão.
O delegado reforçou o pedido para que pais e mães mantenham diálogo aberto com os filhos, transmitindo confiança para que as crianças se sintam seguras em relatar qualquer situação.
“Você que é pai, você que é mãe, dialogue bastante com seu filho, inspire confiança neles, para que eles possam ter liberdade e confiança de chegar em você e relatar qualquer situação que possa vir a acontecer com ele”, concluiu.
Para denunciar casos de abuso sexual, você pode ligar para o Disque 100 (Central de Atendimento à Criança e ao Adolescente) ou para a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). Além disso, o Disque Denúncia (181) também recebe informações sobre diversos crimes, incluindo violência sexual.
A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) está localizada na Rua Marthin Stahl, nº 507, bairro Vila Nova.