‘Deixo a cidade com o meu coração partido’: coronel Reisdorfer deixa Jaraguá do Sul e assume o 5º CRPM

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

01/05/2022 - 10:05 - Atualizada em: 01/05/2022 - 10:49

Após três anos e quatro meses, o coronel Márcio Leandro Reisdorfer deixa Jaraguá do Sul. O oficial deixa o 12º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar) para assumir o 5ª CRPM, com sede em Joinville. Reisdorfer encara o desafio de comandar uma das maiores e mais importantes regiões de Santa Catarina. Em entrevista ao OCP, o comandante não esconde que a comunidade jaraguaense tem um espaço especial na construção da carreira na Polícia Militar.

“Em Jaraguá do Sul, eu deixei de ser piloto de helicóptero para virar um comandante de batalhão. Deixo a cidade com o meu coração partido”, afirma.

Por cerca de 10 anos, Reisdorfer foi um dos pilotos do helicóptero Águia 1, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar. Em novembro de 2018, o aviador aceitou o desafio de comandar o 14º Batalhão de Polícia Militar.

Em março de 2021, ainda como tenente-coronel, foi convidado para assumir interinamente o lugar do coronel Amarildo de Assis Alves, que foi para a reserva, no 12º CRPM. Em novembro de 2021, Reisdorfer foi promovido a coronel e passou a responder efetivamente pela região de Polícia Militar.

“Foram mais de três anos em Jaraguá do Sul, entre o comando do 14º Batalhão e do 12º CRPM. Eu cheguei como piloto de helicóptero e em Jaraguá do Sul fui para a função de comando de um batalhão. Ali, eu angariei muita experiência no comando da tropa, no envolvimento com a sociedade, seja nos programas preventivos ou nos conselhos de segurança, na sociedade organizada, CDL e na Acijs; além das associações que ajudam a polícia e as prefeituras. Isso tudo foi muito intenso e me deu experiência para que houvesse esse convite do Comando-Geral para assumir uma região maior, com maiores desafios no policiamento. Jaraguá do Sul me fez um comandante pronto”, explica.

Agora, após uma solicitação do Comando-Geral da Polícia Militar, o oficial assume o lugar do coronel Dirceu Neundorf, que vai para a reserva, no comando do 5º CRPM. O coronel Alessandro Machado assume o comando no lugar de Reisdorfer no 12º CRPM na terça-feira (3).

“Durante esse pouco mais de um ano a frente do 12º CRPM, eu destaco a melhoria do serviço de formação sanitária dos policiais militares. Realizamos a implantação do serviço de psicologia e buscamos cuidar melhor dos nossos policiais militares. O programa Cuidando de Quem te Protege buscou valorizar a tropa. Também busquei a melhoria do Centro de Operações da Polícia Militar, o popular 190. Está em andamento na Prefeitura o processo de cessão de uso do prédio onde funcionava a antiga Câmara de Vereadores e já temos recursos de um convênio para a melhoria do serviço do 190”, ressalta.

Outro ponto que fez parte do comando de Reisdorfer foi a integração entre o 14º BPM e 23º BPM (de São Bento do Sul), batalhões subordinados ao 12º Comando Regional de Polícia Militar. Além de reuniões com oficiais das duas unidades, ele realizou a Operação Murum envolvendo toda a área do 12º CRPM. Ele destaca que essas ações buscaram melhorar a excelência do serviço prestado pela PM nos oito municípios.

“Gostaria de agradecer a forma como fui recebido pela sociedade de Jaraguá do Sul. Também gostaria de agradecer a todos os policiais militares da região, que se doaram com afinco em prol da comunidade durante o meu comando. Isso acabou refletindo positivamente na qualidade, seja nos índices baixos de criminalidade que apresentamos ou nos serviços preventivos. Desde que eu cheguei no batalhão, mais do que dobramos a rede de vizinhos, fomentamos a criança das redes de proteção ao comércio nos municípios e também a patrulha rural a nível regional. Também agradeço o apoio do OCP durante o período”, finaliza.