Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Defesa Civil permanece em alerta para possibilidade de novos temporais

O acumulado de chuva pode voltar a gerar transtornos, como alagamentos em áreas urbanas | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

13/02/2025 - 21:02 - Atualizada em: 13/02/2025 - 21:12

A Defesa Civil de Joinville permanece em estado de alerta monitorando as condições climáticas e em prontidão para o atendimento de ocorrências que possam ser registradas. O Plano de Contingência está no nível laranja, que significa estado de atenção.

Durante a tarde desta quinta-feira (13), em aproximadamente 1h, foi registrado um acumulado de chuva de 40 milímetros. Além da quantidade de chuva em um curto período, Joinville teve um pico de maré de 2 metros, o que fez com que a água demorasse mais para baixar na região central da cidade.

Além de quedas de árvores, foram registradas ocorrências de alagamentos em diversos bairros, como o Centro, América, Glória, Anita Garibaldi e Nova Brasília.

Por volta das 19h30, a operação do transporte coletivo no Terminal Central foi retomada.

O atendimento no PA Norte também foi normalizado após uma vistoria no local. Apenas a sala da observação pediátrica continuou fechada em função do teto de gesso ainda estar molhado. O atendimento dos pacientes que necessitaram de observação foi transferido para outra sala.

Previsão para sexta-feira

A previsão do tempo indica que na sexta-feira (14/2), a temperatura não deve ser tão alta quanto as que foram registradas nos últimos dias, mesmo assim, ela se mantém com máxima próxima dos 30 graus. Desta forma, não está descartada a possibilidade de formação de novos temporais.

Os picos de maré estão previstos para 5h (1,9m); 14h50 (1,4m) e 17h (1,7m).

“Principalmente no verão, com a formação rápida de temporais, a orientação é acompanhar os alertas de curto prazo. As mensagens enviadas por SMS, têm uma função preventiva. Então quem mora ou trabalha em área que costumeiramente alaga, deve redobrar a atenção ao receber um alerta. A gente também percebe que mesmo orientando, as pessoas ainda passam por áreas alagadas e isso coloca em risco a segurança”, alerta o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).