Defesa Civil fecha comportas de barragens devido a previsão de chuvas intensas

Foto: Defesa Civil de Ituporanga

Por: Luan Tamanini

16/11/2023 - 11:11 - Atualizada em: 16/11/2023 - 11:53

A Defesa Civil fechou na manhã desta quinta-feira (16) as comportas das barragens de Ituporanga e de Taió, no Alto Vale do Itajaí. A medida foi tomada devido à previsão de fortes chuvas entre esta quinta e o sábado (18).

Conforme o órgão, os grandes volumes de chuva esperados trazem um risco muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações na Bacia do Rio Itajaí.

Com isso, foram fechadas as quatro comportas que ainda estavam abertas na Barragem Sul, em Ituporanga, e as sete comportas da Barragem Oeste, em Taió, onde também foi fechado o canal extravasor. Já a Barragem Norte, em José Boiteux, segue com uma comporta fechada e uma aberta.

Segundo a Defesa Civil, a Barragem de Ituporanga está com 21,88% do reservatória ocupado; a barragem de Taió, com 19,23%; e a barragem de José Boiteux, com 42,68%.

O fechamento das comportas tem como objetivo reduzir os níveis dos rios nos municípios localizados abaixo das barragens, fazendo com que esses rios tenham maior capacidade de absorver o aumento da vazão causado pelas chuvas previstas.