Defesa Civil fecha comporta da barragem de José Boiteux devido a previsão de chuvas intensas

Foto: Divulgação / Defesa Civil de SC

Por: Luan Tamanini

31/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 31/10/2023 - 16:49

A Defesa Civil fechou nesta terça-feira (31) a segunda comporta da Barragem Norte, em José Boiteux. De acordo com o órgão, a outra comporta da barregem já estava fechada.

A medida se dá de forma preventiva, devido a previsão de chuvas volumosas para a região entre a quinta (2) e sexta-feira (3). O nível do Itajaí-Açu em Blumenau estava na cota de 6,10 metros às 13h, o que deixa a cidade em situação de alerta para inundações. A manobra irá auxiliar na diminuição dos níveis dos rios abaixo da barragem, antes da chegada das chuvas volumosas previstas, minimizando assim os possíveis impactos de novas enchentes.

Ainda na manhã desta terça, foi aberta uma comporta da Barragem Oeste, em Taió, permanecendo fechadas as outras seis comportas. A Barragem Oeste voltou a verter na noite da segunda-feira (30), devido às chuvas ocorridas na região ao longo do último final de semana e na tarde da segunda. A abertura da comporta da barragem visa a estabilização da lâmina d’água sobre o vertedor, não representando aumento significativo da vazão saída da barragem.

Conforme a Defesa Civil, a Barragem Oeste está com uma lâmina de 53 cm sobre o vertedor, com um volume de reservação próximo a 105%. Já a Barragem Sul, em Ituporanga, segue com uma comporta aberta e quatro fechadas, com um volume de reservação de aproximadamente 75%.

Novas aberturas de comportas deverão ser realizadas assim que os níveis dos rios atingirem cotas seguras para receber os incrementos de vazão, de forma que as manobras não representam riscos de novas inundações. O objetivo é diminuir o volume de ocupação das barragens antes das próximas chuvas, sem comprometer as cidades que são diretamente influenciadas pelas operações.