Defesa Civil emite alerta para temporais em Santa Catarina

Foto: Fábio Junkes/Arquivo OCP News

Por: Claudio Costa

17/02/2024 - 09:02 - Atualizada em: 17/02/2024 - 10:48

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para temporais em Santa Catarina.

Neste sábado (17), a combinação da atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Alto Níveis) em vários níveis da atmosfera, de um sistema de alta pressão sobre o mar, que transporta a umidade do oceano para o continente e do aquecimento diurno, fornece condições para a formação de pancadas de chuva.

Os temporais isolados podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa em curto período de tempo e enxurradas pontuais.

Nas áreas entre o Meio Oeste e o Litoral, o risco é moderado, destacados pela cor amarela no mapa e nas áreas em verde o risco é baixo.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado.

Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos.

Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e, em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou para o Corpo de Bombeiros no 193.