Diversas agências de emergência participaram de um simulado organizado pela Defesa Civil do Estado em Jaraguá do Sul. Durante a manhã desta quarta-feira (21), bombeiros voluntários, policiais militares, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), membros da Defesa Civil, do Jeep Clube, do Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar) e agentes do Instituto Geral de Perícias (IGP) realizaram a simulação do resgate em desmoronamentos.

Situações de desmoronamento foram simladas | Foto: Cláudio Costa/OCP News

O local escolhido foi a antiga fábrica da Kohlbach, no Centro. Curiosos acompanhavam o movimento de ambulâncias, veículos de emergência e também do helicóptero Águia, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, que fez o “resgate” de três vítimas. Enquanto os bombeiros voluntários e os especialistas do Gerar realizavam o resgate das vítimas do desmoronamento, socorristas do Samu realizavam o atendimento dos feridos.

Equipes do Samu realizavam os primeiros socorros aos feridos | Foto: Cláudio Costa/OCP News

O IGP realizou o recolhimento dos corpos das vítimas fatais e as defesas civis do Estado e de Jaraguá do Sul ajudavam a organizar o resgate. A Polícia Militar fez o desfio do trânsito na rua Bernardo Grubba e segurança das equipes de emergência. O trabalho feito pelas equipes é em alusão aos desastres de 2008 e finalizou as atividades do Simpósio Integrado de Redução de Riscos e Desastres da Região Norte de Santa Catarina, realizado nesta terça, na Faculdade Metropolitana de Guaramirim.

Parte dos participantes do simulado posou para foto com o Águia | Foto: Cláudio Costa/OCP News

O Clube de Canoagem Kentucky participou de um simulado de resgate de enchente no rio Itapocu. Também foi realizado um simulado em Guaramirim. Equipes de emergência, com o apoio do helicóptero Arcanjo 3, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, simularam um desmoronamento na rua Maria Zastrow, no bairro Nova Esperança.

Quer receber as notícias no WhatsApp?