Defesa Civil de SC emite alerta para queda nas temperaturas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Claudio Costa

11/06/2023 - 08:06 - Atualizada em: 11/06/2023 - 19:36

A partir da manhã deste domingo (11), o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável e com chuva nas áreas de divisa com o RS, que se estende para as demais regiões do estado no decorrer do dia.

Diante da previsão de mudança brusca no tempo, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota de Atenção Meteorológica para declínio acentuado das temperaturas de domingo para segunda-feira (12).

O tempo chuvoso combinado com a virada do vento para sul, devido à aproximação de uma massa de ar de origem polar, provoca declínio acentuado das temperaturas, que do Centro ao Sul do estado caem de aproximadamente 30°C no sábado para, no máximo, 15°C no domingo.

A condição de chuva e frio se estende também pela segunda-feira atingindo as demais regiões catarinenses.

O risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é alto nas áreas em laranja e moderado nas em amarelo do mapa.

Cuidados

Para situações de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua); abrigar animais domésticos nas noites mais frias; agasalhar-se bem e ingerir bastante água; evitar locais fechados com aglomeração de pessoas; manter a higiene das mãos.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.