A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta por causa das chuvas na região de Jaraguá do Sul.
Nesta terça-feira (13), após cerca de 48 horas ininterruptas de precipitação, há risco de alagamentos e, principalmente, de deslizamentos.
Em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba, foi registrado um acumulado médio de chuva de 50 milímetros.
O coordenador regional da Defesa Civil de SC, Osvaldo Gonçalves, conta que a informação de um grande acumulado de chuvas chegou ao órgão na semana passada.
Desde então, o estado é de alerta para a ocorrência de alagamentos e deslizamentos.
“Mesmo com a chuva registrada desde o domingo, é bem próximo do quantitativo previsto pela Defesa Civil. Durante a chuva ininterrupta das últimas 48 horas, a grande preocupação é com o deslizamentos, pois estamos em uma área suscetível a esse tipo de evento. Outra grande preocupação é o frio com a queda das temperaturas”, explica Gonçalves, ao ressaltar que nenhuma ocorrência foi registrada até o início da manhã desta terça.
Atuação de ciclone extratropical
A Defesa Civil de SC alerta para a formação de um ciclone extratropical nas proximidades da costa de Santa Catarina.
O fenômeno meteorológico deixa o tempo instável, com muitas nuvens e chuva persistente e volumosa entre a noite de terça (13) e o início da manhã de sexta-feira (16).
Entre o Meio-Oeste e o Litoral de Santa Catarina são esperados acumulados de chuva de 60 a 85 mm no período.
Pontualmente, sobretudo no litoral, os acumulados podem superar os 150mm.
Assim, nas áreas em laranja no mapa, o risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
Nas áreas em amarelo o risco é moderado e nas verdes o risco é baixo.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):
Telegram