A Defesa Civil de Joinville emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em todo o litoral Norte do Estado, durante este sábado (19) e domingo (20).

Em Joinville e região, é alta a possibilidade de ocorrências associadas à chuva forte em curto intervalo de tempo, como alagamentos e deslizamentos. O acumulado de chuva pode ultrapassar os 70 milímetros.

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, a ocorrência deve-se à presença de instabilidades, à circulação marítima e à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa catarinense.

Especificamente no sábado, um ciclone também influencia o oceano, com ventos de intensidade moderada e rajadas entre 50 e 70 km/h, o que causa a elevação dos níveis de maré, possibilitando alagamentos nos horários de pico.

Contatos

Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros Voluntários, pelo telefone 193.

No caso de alagamentos e inundações, a Defesa Civil recomenda evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Além disso, evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Também recomenda-se atenção aos sinais que podem indicar deslizamentos, como: inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou rochas próximo às residências, aparecimento de rachaduras e muros em paredes.

A Defesa Civil estadual envia alertas gratuitos, por mensagem de texto. Para receber, basta enviar o número do CEP para o número 40199, por SMS.