Defesa Civil de Blumenau alerta para aumento do risco de incêndios durante estiagem

Foto Divulgação/Corpo de Bombeiros

Por: Felipe Elias

29/05/2020 - 17:05 - Atualizada em: 29/05/2020 - 17:31

A Defesa Civil de Blumenau emitiu alerta sobre o aumento do risco de incêndios durante a estiagem que acontece em Santa Catarina. Como consequência da diminuição das chuvas desde fevereiro, áreas de vegetação estão secas e ficam mais suscetíveis a queimadas.

De forma direta ou indireta, a ação humana é uma das grandes causas de incêndios, seja pela colocação de fogo em regiões de mata para limpeza de terrenos, descarte de bitucas, ou até mesmo pelo rejeito de vidros, que podem ocasionar o efeito lupa, quando o objeto, em contato com o sol, incide sobre a vegetação seca e inicia uma chama.

Em 2020, o 3º Batalhão de Bombeiros Militares já registrou 113 casos de incêndios em vegetações, em Blumenau. O número supera a soma dos cinco primeiros meses dos últimos três anos, que totalizaram 108 ocorrências.

O diretor de Operações, Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil, Dirceu Rodrigues, ressalta a importância da conscientização das pessoas neste período. “A população precisa estar atenta e evitar queimadas em locais abertos, principalmente porque nossa região possui muitas residências em área de borda de mata”, afirma.

O incêndio ocorre a partir de uma fonte de calor (raios, fogueiras, faíscas e cigarros) que entra em contato com algum material combustível (grama seca, folhas, arbustos e pinhas). Esses materiais queimam rapidamente e necessitam de menos energia para alcançarem a combustão. Em local aberto, o vento espalha e aumenta o fogo.

Conforme a legislação federal, a prática de queimada é considerada um crime ambiental, com multas de até R$ 50 milhões e penas que podem chegar a quatro anos de reclusão.

Como evitar incêndios?

  • Tenha cuidado com qualquer tipo de faísca que possa atuar sobre a vegetação ressecada;
  • Não jogue bitucas de cigarro no chão e em locais que possuem vegetação seca;
  • Não acenda fogueiras próximas a vegetação;
  • Não queime móveis, lixo, folhagens, galhadas e entulhos;
  • Realize roçadas nas áreas próximas da sua casa.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul