Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Defesa Civil confirma ocorrência de microexplosão em Gaspar

Foto: Divulgação/PMG

Por: OCP News Vale

09/01/2026 - 09:01 - Atualizada em: 09/01/2026 - 09:25

Um temporal voltou a provocar estragos em diversos pontos da cidade de Gaspar nesta quinta-feira (8). A Defesa Civil recebeu mais de 80 pedidos de auxílio em menos de uma hora, quase metade das ocorrências relacionadas a destelhamentos de residências e confirmou a ocorrência de uma microexplosão.

De acordo com a análise técnica, a tempestade teve origem no norte de Blumenau e, ao se deslocar em direção a Gaspar, se uniu a outro núcleo convectivo, ganhando ainda mais intensidade.

As estruturas do Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro e da Escola Básica Profª Dolores Luzia Krauss dos Santos foram duramente afetadas. O vento forte também derrubou árvores e parte do telhado de um posto de combustíveis no bairro Bela Vista. Veículos foram danificados, mas ninguém ficou ferido.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Foto: Divulgação/PMG

As estações pluviométricas da Defesa Civil registraram mais de 80 milímetros de chuva em apenas 15 minutos. Em diversos pontos da cidade, muros cederam, ruas e residências ficaram alagadas.

“Foi um evento semelhante ao registrado no período do Natal, mas com chuva e vento muito mais intensos. A cidade totaliza agora cinco eventos climáticos extremos em menos de duas semanas”, explica o prefeito Paulo Norberto Koerich.

Equipes da Defesa Civil vistoriaram os locais afetados e distribuíram lonas para residências destelhadas. A Secretaria de Obras mobilizou pessoal e máquinas para liberar áreas atingidas por deslizamentos. Técnicos da Secretaria de Assistência Social também foram mobilizados para atender famílias afetadas, com a distribuição de colchões, roupas e materiais de higiene. Não houve ativação de abrigos.

Foto: Divulgação/PMG

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil foi acionada e vai disponibilizar itens de ajuda humanitária, como telhas e colchões. “Quem teve problemas e precisa desse auxílio deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147”, orienta o superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas.

Uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi convocada para esta sexta-feira, às 9h. A intenção é atualizar dados, avaliar o cenário e deliberar medidas de recuperação.

Na sexta-feira passada, o município havia decretado situação de emergência. Vento e chuva afetaram mais de 25 mil pessoas. Com a tempestade desta quinta-feira, o número deve aumentar significativamente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação