A Defesa Civil de Rio do Sul comunicou na noite dessa segunda-feira (27) que manteve a cota de inundação em 9 metros e a de atenção em 10 metros na cidade devido a previsão de chuva para esta terça-feira (28) – menos de duas semanas após o município registrar a segunda maior enchente de sua história.
Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!
Conforme o órgão, é possível que haja uma nova elevação do nível do rio Itajaí-Açu por conta dos volumes de precipitação esperados para os próximos dias no Alto Vale, que variam entre entre 70 e 130 milímetros.
Na última medição, realizada às 9h, o nível do rio estava em 4,86 metros – um centímetro a menos do que a medição das 8h.
Ainda segundo a Defesa Civil, as barragens de Taió e Ituporanga estão com as comportas fechadas após vários dias com as estruturas abertas em operação de esvaziamento.
Os moradores que residem nestas cotas (até 10 metros) precisam seguir as orientações da Defesa Civil e não voltar para suas casas, assim como providenciar a retirada de pertences caso já os tenham voltado. Os abrigos do município seguem atendendo a comunidade que não tem para onde ir.
O Grupo de Ações Coordenadas deve se reunir de forma on-line hoje, às 18h, para deliberar sobre ações necessárias e plantão. Toda a estrutura do município está a disposição da Defesa Civil.