Defesa Civil alerta para grande volume de chuva na região de Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo OCP

Por: Claudio Costa

19/09/2019 - 19:09 - Atualizada em: 19/09/2019 - 19:59

A Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina emitiu boletim na tarde desta quinta-feira (19) no qual chama atenção para chuvas volumosas para o Planalto Norte, Litoral Norte (região de Jaraguá do Sul), Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Segundo a previsão do boletim, “a passagem de um sistema frontal pelo estado de SC favorece volumes significativos de chuva para as regiões em observação no mapa (cor amarela) entre a noite de quinta feira (19) e final da tarde de sexta-feira (20). Os valores acumulados de precipitação em 24 horas devem ficar entre 40-60 mm, com pontuais podendo chegar a 70 mm”.

A Diretoria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul comunicou que o acumulado das últimas 72 horas no Município é de 32 mm, o que ainda não inspira necessidade de um alerta. Segundo técnicos da Defesa Civil da PMJS isto só ocorreria se este volume atingisse o índice de 100 mm neste período de tempo.

O sistema de monitoramento dos rios locais também apontou que na tarde desta quinta-feira o nível do Rio Jaraguá havia 42 centímetros acima do normal e do Rio Itapocu 16 centímetros, situação ainda considerada dentro da normalidade.

De qualquer maneira, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul orientou os moradores de áreas próximas a rios e encostas a se manterem atentos a qualquer situação de risco:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.