De volta ao 4º Batalhão, bombeiros contam os desafios da operação no Pantanal

Por: OCP News Criciúma

22/10/2020 - 22:10

Temperaturas de 47ºC, consumo de até dez litros de água por dia. Este foi o cenário que quatro bombeiros militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar encontraram no Pantanal Mato-Grossense. Após 20 dias, entre deslocamento e atuação, eles chegaram nessa quarta-feira.

Foram empregados nesta operação, integrantes da Força-Tarefa 04:

  • sargento Guilherme Lopes Spillere
  • cabo Maurício José Pereira
  • cabo Henrique Duarte
  • soldado Eduardo Luiz Martins

Os militares chegaram em Corumbá (MS) no dia 5 de outubro e no dia seguinte foram integrados na operação.

“Nossa primeira atuação foi na Serra do Amolar, onde fomos deslocados por helicóptero, com a missão de proteger o Instituto Homem Pantaneiro”, ressaltou o cabo Maurício José Pereira. “No local, até a gente se adaptar com a vegetação, sofremos bastante com as altas temperaturas, com água quente, que nós podíamos carregar, além de todo material de combate”, relembrou.

Segunda missão

A segunda missão se concentrou em proteger áreas de preservação do Estado.

“Trabalhamos protegendo 15 pontes, a Válvula do Gasoduto Bolívia e a área de Adestramento do Rabicho, sendo essa a maior área de adestramento da Marinha Brasileira no país”, contou o soldado Eduardo Martins.

Na última segunda-feira, os militares iniciaram a desmobilização, com retorno a Santa Catarina. Vale ressaltar que a Força-Tarefa 04 foi a que mais empregou tempo de estrada para o deslocamento.

Para o comandante da Força-Tarefa 04, tenente Rafael Melo Marques, a atuação dos quatro militares no pantanal contribuirá, de certa forma, a todos os integrantes.

“Cada situação nova e complicada vivida por eles não servirá apenas como aprimoramento pessoal de cada um, mas garantirá um compartilhamento de experiências e o engrandecimento de toda a equipe”, enfatizou.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp