Um policial militar de São Bento do Sul, no Norte catarinense, controlou um passageiro que estava em surto durante um voo internacional.
Lotado no 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ele estava de férias e fazia o trajeto entre Lisboa e Luanda quando um homem começou a demonstrar comportamento agressivo no avião.
De acordo com o relato, durante todo o voo ele se apresentou de forma descontrolada, quebrando até mesmo objetos dentro do avião, o que provocou pânico entre os passageiros.
O homem, inclusive, teria agredido uma aeromoça e ameaçado a abrir a porta de emergência da aeronave, o que deixou a situação mais crítica.
Percebendo a gravidade do momento, o policial militar se apresentou imediatamente à equipe de comissários de bordo, informando sua profissão. Ao solicitar algemas para conter o homem, foi avisado de que não havia o equipamento disponível.
O policial, então, utilizou “línguas de sogra” – um tipo de dispositivo improvisado – para conter o homem em surto e garantir a segurança do voo.
Prisão
Após imobilizar o passageiro, o PM conduziu-o até um banco isolado, onde prendeu suas pernas com cintos de segurança e permaneceu ao seu lado durante o restante do voo, assegurando que a situação permanecesse sob controle. A cabine de comando do voo acionou as autoridades em Luanda, informando sobre o ocorrido.
Ao aterrissar em Angola, a Polícia Federal local já aguardava no aeroporto. O homem foi preso, com a colaboração do policial militar catarinense, que também acompanhou a entrega do detido à delegacia no terminal.