Dados da PRF apontam mais mortes e menos acidentes nas estradas de SC

Foto: Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/07/2018 - 06:07 - Atualizada em: 26/07/2018 - 10:47

Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), referente aos primeiros seis meses de 2018, aponta que houve um aumento de 3,5% no número de mortes nas rodovias que cortam o estado em relação ao mesmo período do ano passado.

Para a PRF, entretanto, o índice não deve ser encarado como algo fora dos padrões de anos anteriores, tendo em vista que 2017 é considerado pela instituição como um ano atípico, em que os registros de acidentes fatais foram os menores em 22 anos.

“Houve 197 mortos no ano passado e 204 nesse ano. Então, dá para dizer que há uma estabilidade nesse tipo de acidente”, explicou o inspetor da PRF Carlos Possamai.

Ao mesmo tempo em que aponta um aumento no número de mortos, o mesmo comparativo também demonstra uma diminuição de 13,3% no número total de acidentes e de 0,6% no número de feridos nas estradas.

O indicativo, que à primeira vista poderia representar um contrassenso, acontece em decorrência do uso cada vez mais frequente da declaração eletrônica de acidentes de trânsito, e-DAT, que entrou em vigência na PFR há cerca de três anos.

Pelo sistema, ocorrências de pequena gravidade, que envolvam apenas danos leves aos veículos, podem ser feitas diretamente pelos motoristas, via internet, em até 180 dias após a data do acidente.

“Essa declaração não entra para o total de acidentes computados pela PRF porque esses dados não são 100% confiáveis.

A pessoa que vai registrar esse acidente não vai conseguir informar o local exato da sua ocorrência e isso pode causar distorções nos estudos que a instituição faz sobre os locais críticos das estradas”, declarou Possamai.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?