Na madrugada deste domingo (28), foi registrado um princípio de incêndio no Hospital Municipal São José, em Joinville. A causa foi um curto-circuito em um respirador da instituição.

A situação foi rapidamente solucionada com uso de extintor pela equipe da própria unidade, e as chamas não se alastraram. O incidente ocorreu em uma área onde estão internados pacientes que não apresentam casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Por questão de segurança, sete pacientes hospitalizados em quartos próximos foram transferidos temporariamente para outras áreas, para que a equipe pudesse realizar a retirada do equipamento e a limpeza do local.

Na manhã deste domingo (28), a área já havia sido higienizada e estava sendo utilizada novamente. Conforme a Prefeitura, nenhum paciente foi prejudicado pela ocorrência, visto que eles foram imediatamente deslocados para outras áreas da unidade.

Bombeiros

Logo que a situação foi constatada, servidores do próprio hospital extinguiram as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville para que o apoio necessário para a ocorrência fosse fornecido.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o Hospital Municipal São José possui equipe específica para a realização de manutenção preventiva dos equipamentos utilizados pela instituição. O fato ocorrido é tratado como algo isolado que não interfere na segurança do restante dos atendimentos.