Guaramirim registra estragos após chuva de 97 mm em duas horas

Uma das ocorrências de desmoronamento ocorreu na SC-108, em Guaramirim | Foto: Reprodução Whatsapp/Divulgação

Por: Claudio Costa

09/02/2020 - 21:02 - Atualizada em: 09/02/2020 - 21:57

A cidade de Guaramirim foi atingida por um temporal no fim de tarde deste domingo (9). De acordo com a Defesa Civil do município, choveu cerca de 97 milímetros de chuva em apenas duas horas.

Ainda não há número de quantas pessoas foram atingidas, mas até o momento foram registradas mais de 30 ocorrências através do número 193. Entre elas, estão deslizamentos de terra, alagamentos em ruas e residências, queda de árvores e muros.

Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, as situações mais críticas são no Loteamento Flor de Lis, onde quatro casas foram atingidas por um deslizamento de terra, e a Villa Brumüller, onde ocorreu um deslizamento no quilômetro 35 da SC-108.

O local já estava interditado por causa de deslizamentos próximos das obras de contenção de uma cratera no quilômetro 34, na Vila Freitas. A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a rodovia está interditada. A limpeza e a reabertura do km 35 serão feitos na manhã desta segunda-feira (10).

Alagamentos

Diversas ruas dos bairros Centro, Avaí, Nova Esperança, Amizade, Ilha da Figueira, além de localidades no interior como Putanga e Ponta Comprida, tiveram ruas alagadas. Até a noite deste domingo (9), o nível de água já havia baixado na maior parte delas e as equipes da Secretaria de Infraestrutura já começaram as limpezas.

No bairro Caixa D’ Água, Centro, Nova Esperança, Rio Branco e Vila Amizade foram registrados deslizamento de terra, mas sem feridos. As famílias que foram atingidas, foram orientadas a procurar o abrigo disponibilizado pela Prefeitura na ONG Fome de Amor ou ir para casa de parentes e amigos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Laffin, no bairro Ilha da Figueira, também ficou alagada. Por causa disso, as turmas do período matutino não terão aula nesta segunda-feira (10). Aula segue normal no período vespertino.

As equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros seguem em alerta para atender as ocorrências. Na manhã de segunda-feira (10), o grupo irá se reunir para avaliar os estragos e seguir com as limpezas e auxílio às famílias.

Aulas normais na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Guaramirim informa que as aulas nas escolas municipais e centros de educação infantil ocorrem normalmente nesta segunda-feira (10), com exceção do período matutino da EMEF Germano Laffin.

O transporte escolar será feito normalmente e, caso ainda ocorra locais onde não é possível a passagem, a falta das crianças será justificada.

Chuva deve diminuir

A Defesa Civil informou que a previsão é de que a chuva diminua ainda na noite deste domingo (9). Porém, permanece o risco de deslizamentos no município. Para segunda-feira (10), segue a condição de chuva mas em menor quantidade. Em caso de emergências, liguem para o 193.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram