Curso leva modelo de Radiopatrulha de Jaraguá do Sul para Santa Catarina

| Foto: Eduardo Montecino/OCP News 

Por: Claudio Costa

02/08/2019 - 16:08 - Atualizada em: 02/08/2019 - 16:41

O 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) promove a primeira edição do Curso de Radiopatrulha Avançado de Santa Catarina. Policiais militares de todo o Estado estão em Jaraguá do Sul para ter aulas da modalidade de policiamento em que o batalhão é referência.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, destaca que o curso normal de Radiopatrulha dura duas semanas. O ministrado na unidade tem o dobro da duração. Até o dia 16 de agosto, os PMs vão ter aulas práticas e teóricas na sede do 14º BPM.

Serão ministradas 21 disciplinas durante o curso. Além das aulas de direção de veículos de emergência, os policiais militares participam de aulas de técnicas de polícia ostensiva, defesa pessoal, uso diferenciado da força, atendimento pré-hospitalar tático (APH Tático) e administração de conflitos.

De acordo com o comando do 14º BPM, a carga horária do curso é de 220 horas. Dos 30 policiais que participam do curso, 17 são de batalhões de outras cidades de Santa Catarina. Reisdorfer destaca que eles estão tendo a oportunidade de ver como funciona a melhor Radiopatrulha do Estado.

“Os policiais militares vão passar por instruções teóricas e vão receber instruções sobre o uso de técnicas individuais ou em dupla, que é a voga do curso. A Radiopatrulha é a força motriz da PM. Quando você liga para o 190, é a primeira viatura que chega para atender a ocorrência”, comenta Reisdorfer.

O comandante do 14º BPM diz que o curso é um presente da unidade para a Polícia Militar de Santa Catarina. A ideia é levar a filosofia de treinamento da Radiopatrulha que guarda Jaraguá do Sul e região, uma área com ótimos índices de criminalidade, para todo o Estado.

“É uma semente que a gente planta. O que a gente ensinar aqui vai ser levado para outras áreas. É nosso objetivo que o policial militar pegue a nossa referência de radiopatrulha e leve para a sua cidade, para o seu batalhão”, destaca o comandante.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger