Currículo Proerd para ensino médio começa a ser aplicado em Turvo

A novidade está sendo aplicada em duas instituições de ensino | Foto: Divulgação/PMSC

Por: OCP News Criciúma

17/04/2024 - 14:04

Neste mês de abril, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou, pela primeira vez, a aplicação do currículo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – Ensino médio, na área do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O município de Turvo, uma cidade no extremo sul de Santa Catarina, está sendo um marco significativo na educação dos adolescentes locais e para a 3ª Companhia do 19º BPM, pois tornou-se a primeira cidade na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) a implementar o currículo do Proerd para o ensino médio.

Esta novidade está sendo aplicada em duas instituições de ensino: na Escola de Educação Básica (EEB) João Colodel e no Colégio Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC), alcançando alunos do 1º ano do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos. A aplicação do currículo Proerd para Ensino Médio marca o pioneirismo não apenas para Turvo, mas para todo o Estado de Santa Catarina, sendo a primeira vez que este currículo do Proerd é trabalhado pela PMSC.

O instrutor cabo Edmilson Schmitz, responsável pela aplicação do currículo, destaca a importância dessa iniciativa. Ele explica que o currículo para o ensino médio tem como objetivo principal capacitar os adolescentes a se tornarem pessoas proativas e protagonistas na comunidade escolar.

Além disso, o currículo aborda questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, oferecendo estratégias para resistir às pressões dos colegas que possam influenciá-los negativamente. O instrutor destaca ainda, que é uma abordagem diferenciada do Proerd para o ensino médio, pois evidencia o papel do instrutor como facilitador. Em vez de apenas transmitir informações, o instrutor permite que os alunos participem ativamente das discussões, incentivando-os a compartilhar suas opiniões e a debater os temas propostos.

Dessa maneira, a iniciativa não apenas fortalece o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade escolar, mas também contribui para a formação de jovens conscientes e preparados para lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Com a implementação bem-sucedida dessa nova grade curricular para o ensino médio em Turvo, espera-se que outras escolas da região sejam contempladas, promovendo uma cultura de prevenção às drogas e à violência entre os jovens.