Criciúma alcançou uma importante marca em relação à sua Segurança Pública nessa quinta-feira, quando chegou ao centésimo dia seguido sem apresentar um homicídio em seu território. A situação foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que vem realizando ações no decorrer do ano para tentar avançar cada vez mais no combate à criminalidade dentro do município.
No decorrer do ano, foram várias iniciativas divulgadas, como operações em bairros específicos e com objetivos diferentes. Recentemente foi realizada a Operação Pinheirinho Mais Seguro e, agora, por exemplo, há a Operação Natal em andamento. Assim, a corporação consegue ‘manobrar’ seu efetivo para garantir a segurança no geral e em situações específicas, como nas compras de final de ano. Nessas ações, são realizadas rondas preventivas e ostensivas, coibindo furtos, roubos, vandalismo, tráfico de drogas, entre outros.
Ações
Assim, com ações coordenadas e planejadas, a PM consegue avanços no quesito Segurança Pública, que são consideráveis em um município do tamanho de Criciúma, como conta o tenente-coronel Mário Luiz da Silva, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9° BPM). “Trata-se de um dado relevante para uma cidade, polo regional, com mais de 200 mil habitantes. Mas essa conquista representa mais do que um número, é um reflexo de que as ações de segurança pública desempenhadas estão dando certo”, apontou.
O último caso de homicídio registrado em Criciúma foi de um policial militar em serviço, que estava atuando para manter a segurança nos arredores de uma escola. No dia 3 de setembro, o terceiro sargento Davi Appel da Silva estava em uma abordagem quando foi atacado em sua viatura por um homem, que usou a arma do agente para assassiná-lo. Desde então, nenhum outro caso de morte violenta foi visto na cidade.
*Informações do Portal TNSul.